Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades da Confraria


Eventos Anteriores
2011 2010 2009 2008 2007
Nossas Colunas
Gastronomia Decoração Moda e Beleza
Imagem e Som Variedades
Florença Barroca
Back to the start
Savile Row.
sexta-feira, 03/05 - por:

A primeira vista, muitos dariam pouca importância para esse endereço. De tão estreita e tímida, quem passa por essa pequena rua londrina não imagina quem são seus respeitados moradores. Ao contrário de seu tamanho tão pequeno, é lá o verdadeiro berço de grandes nomes da alfaiataria masculina britânica. Nomes como Gieves & Hawkes, Kilgour, Huntsman ou Henry Poole & CO estabeleceram há séculos neste endereço o padrão de um bom corte Este último, por exemplo, atua no endereço desde 1846 e é conhecido como o pai de Savile Row.

Para se ter uma ideia de como é grande o critério para uma marca ter o seu nome neste endereço, um alfaiate que deseja se tornar membro da Savile Row, passa por inúmeros testes, no qual um deles é necessário costurar um terno manualmente, fazer os protótipos em papel e oferecer opções em pelo menos 2000 tecidos diferentes. Além de precisar justificar cada um deles. Ou seja, não é qualquer um que pode ter o seu logo neste endereço.

Aliás, é no sótão das próprias lojas que normalmente ficam os ateliês desses alfataiates, ou melhor, desses grandes mestres da alta costura masculina.

Para os mais atentos, de dia é possível ouvir o som das máquinas de costura trabalhando incessantemente. Camisas, paletós, gravatas, tweeds, calças sendo costurados para os seus clientes tudo sob medida e sob o olhares de quem passa pela rua.

Mas o mais interressante desse endereço eu ainda não contei. Foi também nessa rua tão tímida que surgiu um dos mais importantes e respeitados estilistas da história da moda: Alexander Mcqueen.

Alexander Mcqueen começou alí a ensaiar seus primeiros cortes, a rabiscar seus primeiros modelos, sendo aprendiz de um desses grandes mestres, Anderson & Sheppard.

Foi trabalhando ao lado, e para estes importantes nomes da alfaiataria, que ele pôde aprimorar a sua genialidade e aperfeiçoar a sua técnica. Isso explica porque suas criações, além de tão geniais, possuem modelagens tão complexas e extremamente bem feitas.

Este endereço teve um significado muito importante para Mcqueen, não só porque foi alí o começo de tudo, mas porque foram essas as primeiras pessoas que acreditaram em seu potencial.

Como uma forma de gratidão, prometeu abrir alí um dia uma de suas lojas, obviamente, para a sua linha masculina.

Aquele velho ditado de que o bom filho a casa torna é verdade. Mesmo depois de dois anos e meio após a sua morte, Alexander Mcqueen cumpre a sua promessa e retorna para este endereço. Mais precisamente, para o número 9 da Savile Row.

Aos noivos, dos mais clássicos aos mais trendy, este endereço é parada obrigatório. E ainda, se tiver sorte, quem sabe divide o alfaiate com algum membro da realeza britânica ou mesmo o principe Charles.

Mais uma curiosidade que eu não poderia deixar de contar aqui: de tão fiéis ao conceito da rua. Os alfaiates da Savile Row fizeram uma manifestação quando foi anunciado uma possível abertura da loja Abercrombie Fitch no número 3 do endereço. Esse protesto está sendo chamado de “O protesto mais estiloso que já se viu”. Os defensores do endereço acreditam que a marca pode destruir a reputação da rua. Justo.

Flávia Nogueira
Content and Trend Director School/SS99